Home > Notícias > BASE SINDIHOSPA - Categoria formaliza Acordo Coletivo com patronal para trabalho durante a enchente

10/05/2024 - BASE SINDIHOSPA - Categoria formaliza Acordo Coletivo com patronal para trabalho durante a enchente

Resultado final

Com um total de 823 votantes, a categoria representada pelo Sindisaúde-RS nos hospitais e empresas da base do sindicato patronal Sindihospa (confira mais abaixo) opinou favoravelmente, com 73,3% dos votos (603 votos), quanto à negociação de urgência feita entre Sindisaúde-RS e Sindihospa para regulamentar questões trabalhistas durante o período da enchente, asseguradas condições mais benéficas já praticadas pelos hospitais e/ou que venham a ser estipuladas por legislações futuras. Todos os pontos da negociação serão válidos apenas entre 1º de maio e 31 de julho de 2024.

ATENÇÃO ANTES DE PROSSEGUIR NA LEITURA: o GHC e o HCPA já formalizaram que irão abonar todas as faltas do período de atingidas(os) pela enchente. Como o Sindisaúde-RS fez constar, no Acordo formalizado e assinado, uma cláusula assegurando "as condições mais benéficas praticadas pelos hospitais", trabalhadoras(es) desses locais, que foram afetadas(os) pelas enchentes, têm apenas de seguir as orientações dadas pelos hospitais para não ter de pagar banco de horas.

Com o Acordo, hospitais que vinham sendo ambíguos no seu posicionamento, com informações que davam a entender que as horas seriam, inclusive, completamente descontadas ou compensadas, não poderão fazer diferente do que constou nessa negociação. O mesmo para hospitais que vinham praticando jornadas irregulares de trabalho, que agora poderão ser notificados caso não sigam o regramento da negociação. Além disso, qualquer trabalhador(a) poderá se opor individualmente a aplicação do negociado.

Por maior legitimidade, sindicato estendeu votação e fez mais uma live

O Sindisaúde-RS havia aberto a votação na quarta-feira (8) à noite, após live, em nosso canal do Youtube, que apresentou a proposta da patronal, e manteve a votação aberta até o meio-dia de quinta-feira, quando já havia opinião favorável de 65,9% das(os) pessoas. "Porém, a diretoria do sindicato entendeu que o número total de pessoas que responderam à consulta naquele momento, 410 apenas, não nos dava legitimidade suficiente para assinar a negociação. Com isso, decidimos por manter a consulta aberta até sexta-feira, 16 horas, para termos mais pessoas tomando conhecimento da proposta e uma legitimidade maior. Chegamos, então, a 823 pessoas opinando, e uma aprovação de quase 3 quartos do total, que entendemos ser razoável para o momento em que vivemos, no qual muitas pessoas não estão com acesso à internet para poder opinar. Com isso, vamos assinar a negociação, e continuaremos negociando para outras bases", declarou o presidente Julio Jesien.

Proposta foi apresentada no canal do Youtube @sindisauders

Decisão do Sindisaúde-RS
Considerando que:
  • o sindicato colocou uma cláusula na negociação aprovada garantindo condições mais benéficas que as constantes na negociação a trabalhadoras(es) de hospitais que tenham decidido concedê-las, como é o caso no GHC e no HCPA;
  • foi garantida aplicação de condição mais benéfica decorrente de eventual legislação que venha a surgir, futuramente, sobre abono das faltas;
  • há urgência para o restante da categoria em hospitais que não adotaram posicionamentos acerca das questões negociadas;
  • a votação final foi contundente, com quase 3 quartos do total de votantes opinando favoravelmente;
o Sindisaúde-RS decidiu que irá assinar a negociação coletiva.

Para quem vale essa negociação?

Os hospitais e empresas que compõem a base Sindihospa são: GHC, Hospital de Clínicas (HCPA), Divina Providência, Independência, Mãe de Deus, Santa Ana, Moinhos de Vento, São Lucas da PUC, Ernesto Dornelles, Blanc e, ainda, novos hospitais privados que tenham passado a integrar a base do Sindihospa após a inauguração do Santa Ana e do Blanc. Além disso, trabalhadores em clínicas (ambulatórias, odontológicas, estéticas e veterinárias), geriatrias, consultórios médicos e pet shops da Capital estão também contemplados pelas negociações.

E como funcionará o banco de horas?

Especificamente quanto ao pagamento das horas decorrentes das faltas pela enchente, diante das ameaças de desconto ou lançamento da totalidade faltas em banco de horas negativo, a negociação assegura que os empregadores não poderão lançar no banco de horas negativo mais do que 25% do total da carga horária mensal de trabalhadores que residirem em áreas afetadas pelas enchentes ou que estiverem impossibilitados de se deslocarem até o local de trabalho (conforme dados oficiais dos órgão públicos ou mediante apresentação de comprovação), sendo abonado o período que ultrapassar esses 25% do total da carga horária mensal. "Foi uma melhora em relação à Convenção Coletiva principal, na qual é permitido um lançamento de até 50% da carga horária mensal", comentou o presidente Julio Jesien.

Importância da negociação neste momento

"Isso foi bastante importante assegurar agora, evitando que empregadores dessem faltas ou fizessem grandes bancos negativos, além do que em algum momento, o Congresso pode retornar com a legislação da pandemia, através da qual os patrões lançar até 100% das faltas em banco de horas. No nosso caso, independente da legislação que venha a ser aprovada pelo Congresso, vai valer o que for mais benéfico, seja nossa negociação coletiva ou uma eventual nova legislação". E complementou: "A negociação é crucial para dar segurança jurídica à categoria, que assegurará não ter desconto ou pagar uma enormidade de horas de trabalho nos inúmeros casos de impossibilidade de comparecimento que estão ocorrendo no momento. Além disso, demos a possibilidade de que qualquer trabalhador(a) que não concorde com a negociação possa, simplesmente, não a seguir".

Trabalho 12 x 36 diurno

A norma também prevê, apenas neste prazo de três meses, a possibilidade de adoção da jornada 12 x 36 no período do dia, sendo que a sua utilização dependerá da concordância individual e formal do empregado, visando o seu direito de escolha, resguardo sua vontade e possibilidade diante das situações particulares.

Trabalho voluntário e cessão de mão de obra

A negociação também contempla essas questões. Confira no link abaixo!

Negociação aprovada na íntegra

Clique aqui e confira o documento final da negociação coletiva.

Se você quiser, pode assistir a qualquer uma das duas lives em que apresentamos a negociação e tiramos dúvidas em nosso canal do Youtube: clique aqui!

Atenção: a negociação não altera outros pontos da Convenção Coletiva principal, a não ser esses citados, e apenas pelo período mencionado.

Atenção!
O Sindisaúde-RS também está tentando fechar negociação com o sindicato patronal que representa hospitais filantrópicos, o Sindiberf. Portanto, você que trabalha em hospitais filantrópicos como Santa Casa, Vila Nova, Restinga e Cardiologia deve aguardar novas informações.