Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2021 - Prazo para termo de oposição da base Sindihospa/Sindisaúde-RS abre segunda-feira (17)

13/01/2022 - CAMPANHA SALARIAL 2021 - Prazo para termo de oposição da base Sindihospa/Sindisaúde-RS abre segunda-feira (17)

Negociação aprovada por mais de 90%, direitos mantidos e reajuste salarial obtido!

Em assembleia virtual na página do Sindisaúde-RS no Facebook, ocorrida em 22/12/2021 à noite, a categoria representada pelo Sindisaúde-RS em hospitais, clínicas e demais casas de saúde que compõe a base do Sindihospa (entidade patronal) aprovou a negociação feita pelo sindicato, garantindo a manutenção de todos direitos históricos, como horas-extras a 100% (CLT dá só 50%), adicional noturno a 50% (CLT dá só 20%) e quinquênio (não existe na CLT). Além disso, a negociação garante a recomposição dos salários antes da próxima data-base (abril/2022).

Após o sindicato ter negado levar a uma assembleia geral a primeira proposta da patronal, considerada insuficiente, a negociação alcançada pelo Sindisaúde-RS e apresentada na assembleia de 22/12 foi aprovada por 91% dos 334 votantes. Além da manutenção dos direitos, serão 6,94% de reajuste (INPC referente à abril/2021) divididos em dois pagamentos (confira mais abaixo).

Resultado da votação

Sindicato negou 1ª proposta, aumentando valor do reajuste

O Sindisaúde-RS havia recebido uma primeira proposta para nova Convenção em 10 de dezembro. A diretoria sindical negou imediatamente, considerando-a muito aquém do que seria apresentável em assembleia. Alguns trabalhadores questionaram por que não levar a proposta à apreciação da categoria. A experiência em negociar da diretoria sindical, porém, fez-se valer, melhorando o salário de todas (os).

Central da Campanha Salarial

Novamente não podendo mobilizar a categoria para as ruas devido à pandemia, o Sindisaúde-RS lançou, em 2021, a Central da Campanha Salarial na capa aqui de nosso site, espaço onde ficaram concentradas informações sobre todas as negociações do ano. A medida se mostrou útil: desde o lançamento, a Central tornou-se nossa quarta página mais acessada.

Iniciativa deixou mais fácil a comunicação com a categoria

Associe-se online!

Clique aqui se quiser participar da luta sindical. De quebra, você tem acesso a benefícios.

Assembleia ocorreu de forma virtual na página do Sindisaúde-RS no Facebook

O que a nova Convenção Sindihospa/Sindisaúde-RS traz para o (a) trabalhador (a)?

Manutenção de todos direitos históricos dos trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS
Esses direitos históricos de que falamos são avanços que não constam da CLT, ou constam em patamares inferiores, como as horas-extras a 100% (CLT: 50%), adicional noturno a 50% (CLT: 20%), quinquênio (não existe na CLT), além de quebra de caixa, adicional por risco de vida, direito à equiparação entre auxiliares e técnicos, dentre outros que você pode conferir resumidamente clicando aqui.

Reajuste salarial de 6,94% - salário integralizado antes da data-base
O índice é referente ao INPC acumulado da data-base abril/2021, ou seja, 6,94%. O pagamento ocorrerá em duas parcelas: a primeira, correspondente a 50% do INPC na folha de janeiro de 2022, e outra, correspondente ao saldo restante, na folha de março de 2022, integralizando o INPC da data-base. Os hospitais que administrativamente não conseguirem cumprir com o reajuste na folha de janeiro de 2022 deverão fazê-lo no mês subsequente, efetuando o pagamento das respectivas diferenças salariais.

Continuidade das negociações pelas diferenças salariais de 2021
Sindisaúde-RS e Sindihospa convencionaram que, durante a vigência da CCT (até abril de 2023), continuarão discutindo as diferenças salariais que ficaram pendentes de 2021 devido à falta de retroatividade da proposta aprovada. Destaca-se, porém, que o reajuste obtido evitará arrocho salarial maior, dado que recomporá o salário antes da próxima data-base.

Trabalhadores contemplados

A negociação contempla trabalhadores representados pelo Sindisaúde-RS nos hospitais:

- Divina Providência

- Clínicas de Porto Alegre (HCPA)

- Independência

- Mãe de Deus

- Santa Ana

- Blanc

- Moinhos de Vento

- São Lucas da PUC

- Ernesto Dornelles

- Hospitais do Grupo Hospitalar Conceição

- E as clínicas sediadas em Porto Alegre

Se você trabalha em outro hospital de Porto Alegre, provavelmente está representado na negociação feita com o Sindiberf, que já foi aprovada pela categoria e cujo reajuste já foi repassado.

Informações que talvez você não tenha

- REAJUSTE SALARIAL AUTOMÁTICO NÃO EXISTE DESDE 1991
Desde o governo Collor, vigora no Brasil a livre negociação. Isso significa que o seu reajuste de todo ano só existe porque você tem um sindicato forte negociando. Do contrário, seu salário poderia ficar congelado sempre. Zero por cento, isso mesmo.

- VOCÊ TEM MUITO MAIS DIREITOS QUE OS DA CLT!
Os principais exemplos de direitos que o Sindisaúde-RS conquistou para você são o quinquênio, que não existe na lei trabalhista, as horas-extras a 100% (pela CLT, 50%) e o adicional noturno a 50% (pela CLT, 20%). Para conhecer outros, acesse a seção "Direitos conquistados" de nosso site. E não esqueça: outras categorias profissionais sem sindicato forte não têm nada disso.

- E VOCÊ PODE PERDER TODOS ESSES DIREITOS
A ultratividade da norma é o conceito jurídico que garantia a continuidade de direitos historicamente conquistados nas negociações. Foi suspenso em 2016. Com isso, direitos históricos podem ser suspensos ou derrubados pelas gestões se o sindicato de classe não for forte.

Cota negocial aprovada expressivamente. Sócio não paga!

A categoria também aprovou, na mesma assembleia de avaliação da proposta patronal, que os não sócios do sindicato paguem meio dia do salário-base, uma única vez no ano, para financiamento da atividade sindical. Foram 77,2% a favor da cota. Mesmo assim, o Sindisaúde-RS disponibilizará termo de oposição àqueles (as)  que desejam não contribuir com qualquer valor para o financiamento do nosso trabalho, ainda que recebam todos os benefícios das nossas negociações.

Votação sobre a cota

Termo de oposição

Será garantido o direito de manifestação contrária do trabalhador em relação à cota negocial autorizada em assembleia, desde que realizada de forma individual, pessoal e com termo redigido de próprio punho pelo trabalhador, a ser entregue na sede do Sindisaúde-RS conforme as formalidades que seguem. Lembre-se: sócios não pagam cota.

Valor da cota

Meio dia do teu salário-base. Faça uma estimativa no quadro abaixo:

Como assim?

Fizemos um cálculo, usando quatro salários-base diferentes, para você ter uma ideia do que significa apoiar o trabalho sindical. Como você pode ver na imagem, um (a) trabalhador (a) que tenha como salário-base, por exemplo, R$ 1500/mês, terá um ganho total de mais R$ 1353,30 ao longo do ano seguinte à negociação fechada com o Sindihospa. Esse acréscimo salarial é relativo ao reajuste de 6,94% no salário, garantido pelo Sindisaúde-RS, multiplicado por 13 (caso você não saiba, no Brasil não existe reajuste salarial automático desde 1992: é o teu sindicato que garante teu reajuste todo ano).

Em contrapartida, para manter o seu sindicato forte, esse mesmo trabalhador pagará apenas R$ 25, uma única vez no ano, relativo à cota negocial. Ah, e se esse mesmo trabalhador já for sócio do Sindisaúde-RS, ele está dispensado de pagar a cota negocial!

Prazo para entrega do termo

Começará em 17/01/2022 e se encerrará no dia 26/01/2022.

Horário para entrega do termo

Entre 9h e 11h30min; e entre as 13h30min e 16h30min. Observe, portanto, que há um intervalo entre 11h30min e 13h30min em que não serão aceitos termos de oposição.

Formalidades para entrega do termo

Atenção: as regras que seguem foram instituídas para evitar que empregadores influenciem trabalhadores a entregar o termo e enfraquecer a entidade sindical.

- Firmado de próprio punho, em duas vias, em folha de ofício.

- Entregue em ato personalíssimo, ou seja, entregue pelo titular na sede do sindicato, na Rua Vicente da Fontoura, 2280.

Atenção
Conforme NR 32, o sindicato informa que não receberá, dentro da sede da entidade, trabalhadores vestindo uniforme do seu local de trabalho.

O que é a cota negocial e o termo de oposição

A cota negocial foi instituída pela categoria, com 77,2% dos votos, na mesma assembleia em que foi aprovada a negociação com o Sindihospa. Em resumo, institui que trabalhadores (as) não sócios do sindicato, beneficiados pela negociação aprovada, paguem o valor de meio dia de trabalho como forma de ajudar com o financiamento da atividade e estrutura sindical. Ou seja, é uma cota paga apenas por quem não contribui com o trabalho sindical e, mesmo assim, é beneficiado por tudo o que o sindicato faz.

Já o termo de oposição é a garantia que o Sindisaúde-RS dá àqueles que, mesmo beneficiados, escolham não contribuir com nem um centavo à entidade de classe.