Home > Notícias > CAMPANHA SALARIAL 2023 - Aberto prazo para termo de oposição na base da patronal Sindiberf

01/04/2024 - CAMPANHA SALARIAL 2023 - Aberto prazo para termo de oposição na base da patronal Sindiberf

Após a aprovação em assembleia da contraproposta patronal para a nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da base Sindiberf, que garante dois reajustes desde já: o de 2023, pago com retroatividade a novembro, e o de 2024, pago na próxima data-base (abril) no valor do INPC. Já a negociação pela não retroatividade de 2023 e de outros anos será mantida em aberto. Por fim, todos direitos históricos foram mantidos!

A cota negocial é uma ferramenta que o sindicato entende ser uma forma de equilibrar o financiamento de colegas sindicalizadas (os), através de suas mensalidades sociais, com colegas que não querem ser sindicalizadas (os), mas acabam usufruindo do mesmo percentual de reajuste salarial anual e dos mesmos direitos históricos que todas (os) demais. Caso você não saiba, o Sindisaúde-RS, desde a Reforma Trabalhista, tem apenas duas fontes de financiamento: a mensalidade social e a cota negocial (quando aprovada em assembleia). E mesmo quem não contribui para a manutenção do trabalho sindical usufrui do reajuste e de uma série de direitos acima da CLT (clique aqui para um resumo).

Prazo

O prazo está aberto a partir desta segunda, 01/04/2024. Quem, mesmo beneficiado com a negociação e com o esforço dos colegas sindicalizados, não vai contribuir, tem de hoje, dia 1ª, até o dia 10 de abril (inclusive) para entregar o termo de oposição à cota negocial. As instruções (que devem ser rigorosamente seguidas, sob pena de não reconhecimento da oposição) estão ao pé dessa matéria.

Não caia no conto do patrão.

NÃO VENHA ENTREGAR TERMO DE OPOSIÇÃO. EM VEZ DISSO, ASSOCIE-SE ONLINE AQUI E NÃO PAGUE A COTA.

Quem quer um sindicato fraco: você ou o patrão? Gestões vêm e vão, mas um Sindisaúde-RS sempre forte te entrega direitos acima da lei e conquistas históricas, como a do piso da enfermagem, na qual o teu sindicato foi protagonista na luta a nível nacional!

Resumo: o que a Convenção Sindisaúde-RS/Sindiberf 2023-2025 traz para você?

Lembre-se: a negociação vale para empregadas (os) de hospitais filantrópicos na base territorial do Sindisaúde-RS (clique aqui se não conhece nossa base

Manutenção de todos direitos históricos da base do Sindisaúde-RS
Esses direitos históricos de que falamos são avanços que não constam da CLT, ou constam em patamares inferiores, como as horas-extras a 100% após as duas primeiras horas (CLT: 50%), adicional noturno a 50% na Capital, 40% no interior (CLT: 20%), quinquênio (não existe na CLT), além de vários outros, cujo resumo você pode conferir clicando aqui.

Reajuste 2023: 4,5%
O Sindisaúde-RS obteve, nessa proposta final, reajuste de 4,5%, mas com retroatividade a novembro de 2023. O percentual que pautou as negociações durante esse ano foi a inflação acumulada da data-base abril/2023, que foi de 4,36%; portanto, o percentual de reajuste obtido foi 0,14% superior, apesar da falta de retroatividade à data-base.  O pagamento ocorrerá na próxima folha, se administrativamente viável, ou na seguinte.

Reajuste 2024: INPC do período pago na próxima data-base
Como forma de evitar perdas, o Sindisaúde-RS obteve a garantia do pagamento, já na próxima data-base (abril/2024), da inflação do período. Portanto, assim que o índice do INPC acumulado dos 12 meses anteriores a abril de 2024 for definido, este será automaticamente repassado à categoria.

Continuidade das negociações pelas diferenças salariais dos anos anteriores
Sindisaúde-RS e Sindiberf convencionaram que, durante a vigência da CCT (até abril de 2025), continuarão discutindo as diferenças salariais que ficaram pendentes de anos anteriores.

Convenção na íntegra

Está disponível na seção de "Convenções e Acordos" aqui de nosso site, ou clicando aqui!

Instruções para entrega do termo de oposição

O sindicato garante a liberdade dos que, mesmo beneficiados, não queiram contribuir com a entidade de classe. Para isso, é feito o termo de oposição. Ele deve ser feito de forma individual, pessoal e com termo redigido de próprio punho pelo trabalhador, ser entregue na sede do Sindisaúde-RS com cópia para a empresa, conforme as formalidades que seguem. Lembre-se: atuais sócios não pagam cota.

Valor da cota

Um dia do teu salário-base. Esse valor é pago somente uma vez.

Prazo para entrega do termo

De segunda-feira, 01 de abril de 2024, a 10 de abril de 2024 (inclusive).

Horário para entrega do termo

Entre 9h e 11h30min; e entre as 13h30min e 16h30min. Observe, portanto, que há um intervalo entre 11h30min e 13h30min em que não serão aceitos termos de oposição.

Formalidades para entrega do termo

Atenção: as regras que seguem foram instituídas para evitar que empregadores influenciem trabalhadores a entregar o termo e enfraquecer a entidade sindical.

- Firmado de próprio punho, em duas vias, em folha de ofício, (tipo A4).

- Entregue em ato personalíssimo, ou seja, entregue pelo titular na sede do sindicato, na Rua Vicente da Fontoura, 2280.

- O que deve constar no termo: nome completo, RG, CPF, local de trabalho, função exercida e setor.

Atenção

O sindicato solicita à categoria que observe a NR 32 no que diz respeito ao uso de uniforme fora do seu local de trabalho. Não será dado acesso a trabalhadores uniformizados.

Cota foi aprovada na assembleia de 9 de março de 2023