Home > Notícias > GHC – Começa a luta por um Vale de R$ 1.100,00!

15/03/2024 - GHC – Começa a luta por um Vale de R$ 1.100,00!

Os trabalhadores do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) decidiram, em Assembleia Geral Extraordinária, na tarde desta quinta-feira (14), iniciar a luta pelo reajuste do vale-alimentação para R$ 1.100,00. O direito, que não existe na lei brasileira, é uma conquista da luta da categoria e seus sindicatos, regulado por Acordo Coletivo de Trabalho específico, e o valor que a categoria decidiu pleitear é uma média do que é pago em outras estatais dependentes da União, assim como o GHC.

O último reajuste do vale do Grupo aconteceu em 2023, após seis anos de congelamento, a partir de muita luta da categoria. Mesmo que o reajuste obtido naquele momento tenha sido significativo (quase 40%), ainda mais depois de 6 anos sem nenhum reajuste, o Vale ainda não se equipara ao pago em outras estatais. Os trabalhadores do GHC buscam essa isonomia.

Além do reajuste do vale-alimentação, os trabalhadores também solicitarão, na mesa de negociação:

• estabelecimento de um plano de carreira;
  • aumento da licença luto para cinco dias;
  • aumento da liberação para levar filho ao médico para três dias mensais;
  • atendimento médico ao trabalhador no local de trabalho;
  • plano de previdência complementar;
  • plano de saúde para todos os trabalhadores;
  • seis dias de férias-prêmio;
  • e a extensão do auxílio creche para homens.