Home > Notícias > HCPA – Almoço da luta reforça campanha pelo vale e mobiliza para ato unificado com GHC

17/07/2024 - HCPA – Almoço da luta reforça campanha pelo vale e mobiliza para ato unificado com GHC

A edição desta semana do Almoço da Luta no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) reforçou a necessidade de mobilização pelo reajuste do vale-alimentação e convocou para a realização de ato unificado com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) na próxima terça-feira (23), às 13h. O Almoço da Luta conjunto será no mesmo local: entrada do HCPA pela Ramiro Barcellos.

A ação desta terça-feira (17) reuniu as e os trabalhadores no saguão do HCPA para debater as necessidades e avanços da luta pelo reajuste. Foi unânime nas falas dos presentes que somente com a união da categoria se alcançará o objetivo. Para a presidenta em exercício do Sindisaúde-RS, Graziela Palma, a efetivação do reajuste é uma questão de reconhecimento com as(os) trabalhadores da saúde. “Se não fosse as mobilizações do HCPA e do GHC, não teria havido a reunião com a SEST, que acabou por sinalizar que há margem para negociação. Essa é a importância da mobilização, da unidade. Não vai cair do céu. Sempre foi com luta e vai ser com luta. Semana que vem vamos fazer um grande ato com a força de vocês. Vamos atrás dos R$ 1.100,00!”, disse.

O diretor de Saúde do Trabalhador do sindicato, Valmor Guedes, relatou aos presentes como foi a reunião com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST/MGI), na última sexta-feira (12), na qual a entidade, responsável pela regulação dos serviços públicos federais, confirmou que há espaço para ampliação dos valores do vale-refeição (leia matéria aqui).

O diretor do sindicato, Carlos Silveira, que é servidor do HCPA, conclamou à participação, lembrando que o Sindisaúde-RS é instrumento de luta, mas que ela precisa ser feita pelos trabalhadores. “Os trabalhadores precisam vir junto com o sindicato para pressionar pelo reajuste. É preciso chamar os colegas. Só unidos vamos atingir nosso objetivo”, alertou.

Essa foi a linha seguida por Catarina Gomes. Ela, que também é do quadro do hospital, salientou a importância da participação de todos. “Precisamos reforçar a nossa luta, unir os hospitais e trazer todos os colegas para a luta, porque só juntos a gente vai conseguir, o sindicato sozinho não consegue nada. Precisamos de vocês todos conosco".

Outra servidora do HCPA, Karen Ricoldi, também diretora da entidade representativa, apontou que o reajuste do vale-alimentação é uma forma de reconhecimento de quem ser dedica tanto à tarefa de cuidar. “Nós merecemos respeito. Estamos aqui dia-dia, sábado, domingo, feriado, cuidando das pessoas. O respeito precisa vir, primeiro, da nossa direção e reconhecer nossos direitos é nos respeitar”, pontuou.

Outros trabalhadores da base do Clínicas também fizeram uso da palavra conclamando a todas(os) a lutar pela categoria e diretores da Associação dos Servidores do Grupo Hospitalar Conceição (Aserghc) prestigiaram o ato incentivando as(os) trabalhadores.

Ato unificado HCPA e GHC: próxima terça, dia 23!

O ato unificado de mobilização pelo vale, com trabalhadoras(es) do HCPA e GHC, acontecerá na próxima terça-feira, dia 23, a partir das 13h. Será uma grande concentração e união da categoria para pressionar pela negociação do reajuste.