Home > Notícias > SÃO LUCAS - Técnicas (os) de enfermagem do 6º andar norte internação aprovam acordo e retomam direitos suprimidos!

06/07/2022 - SÃO LUCAS - Técnicas (os) de enfermagem do 6º andar norte internação aprovam acordo e retomam direitos suprimidos!

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

Após assembleia virtual realizada na tarde de segunda (04/07/22) na página do Facebook do Sindisaúde-RS, 100% dos (as) votantes, técnicos (as) de enfermagem da internação 6º andar norte Hospital São Lucas da PUCRS, aprovaram a proposta de acordo, feita pela gestão do hospital, sobre ação vencida pelo Sindisaúde-RS, cujo objeto foi a insalubridade máxima para os (as) profissionais supracitados (as). Confira o resultado da assembleia, conduzida pelo presidente Julio Jesien, ao final do texto.

Com a decisão da categoria em aceitar o acordo, quase 100 técnicas (os) de enfermagem do hospital retomarão valores referentes a um direito historicamente suprimido, diagnosticado pelo trabalho da diretoria junto à base e denúncias de trabalhadores (as). Além disso, já ocorreu incorporação em folha.

Mais ações no São Lucas

O Sindisaúde-RS move dezenas de ações, em diversos setores, em favor de você, nosso (a) representado (a) no São Lucas. Além disso, temos também duas ações que beneficiam todos os trabalhadores do hospital. Uma tem como tema a proibição de pagamento de insalubridade proporcional à carga horária; outra, a correção da base de cálculo do adicional noturno.

Clique aqui e confira a lista completa de ações que movemos para recuperar direitos retirados de você!

Errata
Até 20/10/2022, constaram, incorretamente, as datas de 30/06/2022 e 22/07/2022 como sendo dos pagamentos do 1º e 2º lote, respectivamente.
Na verdade, tais datas correspondiam às datas de pagamento de outro processo, no Hospital de Alvorada.
Agora, as datas foram corrigidas (abaixo) para os dias corretos dos pagamentos já realizados.
Trabalhadoras (es) já pagos (datas corrigidas)
1º lote (pago em 19/08/2022)
2º lote (pago em 23/09/2022)
3º lote (pago a partir de 27/10/2022)

Diretoras na base

As diretoras Lúcia Schaffer e Joseane Campos são as diretoras que mais atuam dentro do Hospital São Lucas. Procurem-nas e confiem.

Quem tem direito?

A Justiça definiu que os trabalhadores com direito ao acordo são as (os) técnicas (os) de enfermagem da internação 6º andar norte, ativas (os) ou inativas (os), que trabalharam no setor até setembro de 2020, com a ressalva de que trabalhadoras (es) despedidas (os) antes de 17/03/2015 não farão jus à ação. Essa foi uma definição da Justiça sobre a qual o sindicato não tem ingerência, infelizmente.

Setor sul

Infelizmente, a Justiça não atendeu ao pleito do Sindisaúde-RS para que colegas do setor sul fossem também contempladas (os) pela ação. O laudo e a sentença reconheceram somente o setor norte como insalubre em grau máximo. O sindicato recorreu, mas o TRT manteve a sentença.

Assembleia online definiu aprovação do acordo

Não esqueça: sócio recebe antes (e você ainda pode se filiar)

Como forma de demonstrar nossa gratidão a quem financia a luta sindical, ficou delimitado que nossos associados receberão os valores nas primeiras parcelas, por ordem de antiguidade. Ou seja: sócio mais antigo recebe primeiro, sócio mais novo logo depois e, por fim, demais trabalhadores. Para continuarmos fortes, precisamos de você: ASSOCIE-SE TOTALMENTE ONLINE CLICANDO AQUI!

Valores

Com o objetivo de preservar a privacidade e segurança dos trabalhadores, serão apresentados individualmente a cada beneficiário através do WhatsApp (51) 995864021, após encaminhamento de foto do documento de identidade e do cartão da conta bancária. Atenção: omita o código de segurança do verso, pois não é necessário. O sindicato precisa apenas confirmar as informações bancárias para o repasse e a identidade do trabalhador. O depósito será feito em conta da beneficiada (o). Atenção: esta conta não poderá ser conta-salário.

O que é a ação vencida pelo sindicato?

É uma ação em que o sindicato ganhou a insalubridade máxima (40%) para técnicos (as) de enfermagem da internação 6º andar norte do Hospital São Lucas da PUCRS, ativos ou inativos, que trabalharam no setor até setembro de 2020.

O que é esse "acordo sobre a ação"?

Com as vitórias do Sindisaúde-RS na Justiça, o hospital optou por buscar o sindicato e construir um acordo, que o sindicato levou à  votação da categoria na assembleia virtual (clique aqui para assisti-la) da tarde de 04 de julho de 2022, segunda-feira

Lista de beneficiários

Para checar se seu nome consta da lista de pessoas que têm valores a receber, entre em contato conosco através do WhatsApp (51) 995864021. Se você viu a assembleia e acha que se encaixa nos critérios descritos para fazer jus ao direito, poderá tirar a dúvida através do mesmo número.

Ordem dos pagamentos

1) Sócias (os) do sindicato (por ordem de antiguidade)

2) Trabalhadoras (es) ativas (os)

3) Trabalhadoras (es) desligadas (os)

Como serão os pagamentos?

O valor devido pela PUC à categoria será pago ao sindicato em parcelas mensais. Essa cota mensal é automaticamente repassada  aos trabalhadores, na ordem de pagamentos descrita acima, até se esgotar o valor total da ação. Portanto, quando chegar a sua vez de receber, você vai receber tudo o que é de seu direito de uma só vez.

Quando começam os pagamentos?

Provavelmente neste mês de agosto.

Eu tenho ação individual. E agora?

Se você entrou com ação individual pedindo o mesmo que esta ação coletiva do Sindisaúde-RS, infelizmente você terá que aguardar o resultado da sua individual, devido a questões legais sobre as quais o sindicato não tem ingerência.

Resultado da assembleia virtual