Home > Notícias > UNIMED POA - Categoria aprova negociação com aumento real no salário e nos Vales!

17/07/2024 - UNIMED POA - Categoria aprova negociação com aumento real no salário e nos Vales!

Campanha Salarial 2024: aumento real no salário e Vales!

Resultado final da votação

Pelo segundo ano seguido, o trabalho do Sindisaúde-RS e da comissão de negociação junto à gestão da Unimed POA trará, à categoria representada pelo sindicato na instituição, aumento real no salário e nos Vales! Serão 4,5% de reajuste no salário, sendo que 3,23% já foram repassados em maio/24 (data-base), e o restante (1,27%) entrará na folha referente a julho/24. Já o aumento real nos Vales é ainda mais significativo: serão 10% no Vale-Alimentação e 9% no Vale-Refeição, ambos retroativos à data-base (maio/24). A inflação do período foi de 3,23%.

O reajuste no plano vinha sendo segurado pelo sindicato e pela comissão nos últimos anos. Em 2024, porém, algum percentual de aumento era considerado quase inevitável. Nesse contexto, Sindisaúde-RS e comissão conseguiram deter a intenção inicial da gestão de reajustar em 20% as mensalidades do plano: o valor do reajuste ficará em 10%.

Por fim, haverá ainda uma mudança de redação na cláusula do auxílio-creche (veja mais abaixo a proposta na íntegra).

A contraproposta patronal, obtida pelo sindicato e pelos trabalhadores da comissão de negociação nas conversas com a gestão da empresa, foi aprovada em votação com um total de 493 participantes, sendo que 401 votaram a favor da proposta (81,3%). Foram 90 votos contrários (18,3%). A comissão de trabalhadores, os diretores Arlindo Ritter e Claudio Lima, a diretora Maria Luiza e o advogado Silvio Boff (Paese, Ferreira) conduziram as negociações.

O azul é o percentual de pessoas sindicalizadas na Unimed POA.
É justo que só 21% financie o trabalho sindical por todos?
Se você não quer se sindicalizar, pedimos a consciência de ao menos não negar a cota negocial, que é paga uma única vez, no valor de um dia teu de trabalho no ano. Essas são as únicas fontes de financiamento de nosso trabalho por você, e são uma forma de justiça dentre a categoria, já que todo mundo usufrui das nossas conquistas, sendo sindicalizado ou não.

Proposta na íntegra

• Reajuste Salarial: Índice de reajuste salarial proporcional, conforme cláusula terceira, de 4,5%, sendo 3,23% (já antecipado) na folha de maio/24 e 1,27% no fechamento do acordo coletivo, sobre o salário base de 30.04.24
  • Vale-Alimentação: passa para R$1.265,00 (10% de reajuste), o pagamento será retroativo a maio/24.
  • Vale-Refeição: o valor passará para R$36,00, o pagamento será retroativo a maio/24.
  • Reajuste mensalidade plano de saúde: reajuste da mensalidade do plano de saúde em 10%, aplicado a partir de janeiro/25.
  • Auxílio-Creche: Alteração do parágrafo terceiro – alterar nomenclatura de filho excepcional, para filho na condição de PCD; Alteração do parágrafo quinto – alterar a necessidade de apresentação de documentos pela mãe do menor para os colaboradores homens; limitando a 1 colaborador no caso em que os dois pais serem empregados da Unimed POA.

Assembleia foi virtual na página @sindisauders do Youtube, na tarde de ontem (16)

Um pedido antes de prosseguirmos!
Se você for uma das 98 pessoas (quase 20% do total) que não sabiam sobre o impacto de nosso trabalho na sua vida, lembre-se:
se não pode se associar, não negue a cota negocial.

O que é a cota negocial e o termo de oposição

Em resumo, a cota institui que trabalhadores (as) não sócios do sindicato, beneficiados pela negociação aprovada, paguem o valor de um dia de trabalho como forma de ajudar com o financiamento da atividade e estrutura sindical. Ou seja, é uma cota paga apenas por quem não contribui com o trabalho sindical e, mesmo assim, é beneficiado por tudo o que o sindicato faz. Já o termo de oposição é a garantia que o Sindisaúde-RS dá àqueles que, mesmo beneficiados, escolham não contribuir com nem um centavo ao sindicato de classe.

Qual a importância do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT)?

Além do reajuste salarial anual, essa negociação é o que te dá direito a receber Auxílio-Educação, Vale-Alimentação e Vale-Refeição, pois esses são direitos que não constam da CLT. Clique aqui e confira o último ACT completo.

Cota negocial

A cota negocial foi aprovada na construção da pautaSócias (os) do sindicato não pagam a cota, porque o Sindisaúde-RS entende que esses colegas já contribuem com a atividade sindicalOs prazos para termos de oposição à cota negocial serão informados assim que o Acordo for assinado.

Cota foi aprovada na assembleia de abril por mais de 3 quartos dos votantes