Home > Notícias > SANTA ANA - Confiança no sindicato traz o resultado: segurança privada é contratada!

05/10/2021 - SANTA ANA - Confiança no sindicato traz o resultado: segurança privada é contratada!

A confiança das (os) trabalhadoras (es) do Santa Ana no trabalho do sindicato alcançou o objetivo! Hoje, a gestão do hospital fixou cartazes na instituição informando sobre o serviço de ronda que contratou para garantir a segurança das (os) trabalhadoras (os). "Uma vitória que traz alívio para todos nós, da direção do Sindisaúde-RS. As trabalhadoras depositaram muita confiança no nosso trabalho, nós inclusive tivemos falhas internas nesse processo, mas agora finalmente temos o resultado de saber que nossas colegas estarão mais protegidas", declarou o presidente Julio Jesien.

Acima, os cartazes fixados pela gestão informando da contratação do serviço privado de segurança

Luta continua!

O sindicato, porém, manterá aberta a frente de luta política na Assembleia Legislativa, obtida através da deputada Luciana Genro (PSOL-RS), para cobrar o governo do sr. Eduardo Leite  (PSDB) por mais policiamento na região, onde houve inclusive uma encenação, por parte da Brigada Militar, na semana passada, registrado em vídeo enviado por trabalhadora ao sindicato. Outra cobrança que vamos continuar fazendo é junto à Prefeitura, para que sejam disponibilizados mais ônibus na região. A vice-presidenta do sindicato, Claudete Miranda, denunciou ambas as falhas do Poder Público em fala na Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia na última quinta-feira.

Um pedido de desculpas

Apesar do avanço obtido por meio da confiança depositada pelas (os) trabalhadoras (es) em nosso trabalho, a diretoria do Sindisaúde-RS entende que há a necessidade de pedir desculpas a nossas (os) colegas pela demora que tivemos em agir. Nos contatos e denúncias particulares feitos por várias (os) trabalhadoras (es) ao longo de meses, inúmeras vezes tivemos de nos desculpar por não ter efetivo nem verba suficiente para agir em tantas frentes que nos eram demandadas. Por exemplo, ainda em maio, quando da ocasião da tentativa de feminicídio de uma colega próximo ao hospital, o Sindisaúde-RS se mobilizou para fazer um ato de luta, desmarcado em virtude da luta que ocorria na greve do HPA e finalização da Campanha Salarial 2020 com o Sindihospa envolveu toda nossa diretoria.

As denúncias não pararam de chegar, acabamos agindo mobilizando a imprensa, inicialmente, quando obtivemos a promessa da contratação da empresa segurança privada. Porém, a promessa não se efetivou e, em setembro, nosso presidente Julio Jesien entrou em contato com a gestão do Hospital novamente, quando foram dadas desculpas e feitas novas promessas - não cumpridas, mesmo com o sindicato confiando na palavra da direção. Com isso, o Sindisaúde-RS mobilizou a deputada Luciana Genro, que obteve um espaço de fala na Assembleia Legislativa para nossa vice-presidenta, Claudete Miranda, denunciar a situação, na semana passada. Enfim, neste início de outubro, a gestão cumpriu com a palavra, contratando uma empresa privada para garantir a segurança das trabalhadoras no entorno do hospital.

Nosso pedido de desculpas foi sempre compreendido pelas trabalhadoras, e só temos a agradecer pela confiança. Infelizmente, desde a Reforma Trabalhista de 2017, os sindicatos perderam suas principais fontes de renda sem que nada fosse discutido para a manutenção da luta por direitos. Com isso, perdemos também muitos braços para dar conta de uma base de 80 mil pessoas espalhadas pelo Litoral Norte, Vale do Paranhana, Região Metropolitana e parte da Região da Lagoa dos Patos. Mas nossa luta sempre continuará, apesar de tudo.