Home > Notícias > SÃO LOURENÇO - Trabalhadores dão lição de luta, e mandam administrador e consultor pra rua!

23/11/2023 - SÃO LOURENÇO - Trabalhadores dão lição de luta, e mandam administrador e consultor pra rua!

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação
"Trabalhadoras e trabalhadores da Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul, apoiadas (os) pelo Sindisaúde-RS, protestaram contra uma série de abusos a que vem sendo submetidos pela gestão do hospital - um os pedidos da categoria é, inclusive, a troca do administrador e do consultor atuais."

O trecho acima consta de matéria aqui do Sindisaúde-RS publicada em agosto (clique aqui). Na ocasião, nossas (os) colegas da Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul fizeram o primeiro ato, de uma série que teve assembleia (clique aqui), greve vitoriosa (clique aqui), garantia de direitos e, por fim, a conquista do que era o desejo mais pedido pela categoria:

A luta dos trabalhadores demitiu os patrões!

É isso aí. As (os) trabalhadoras (es), verdadeiros responsáveis por fazer a saúde de São Lourenço do Sul existir, viam incompetência, falta de transparência, de diálogo, e a instalação de um ambiente de puro assédio no hospital. Com isso, as (os) lourencianas (os) procuraram seu sindicato, confiaram na luta e na orientação sindical, e na última segunda-feira (20) colheram os frutos de manter a cabeça erguida e lutar: o administrador André Hinterholz e o consultor Edemar Paula da Costa foram desligados pela assembleia das entidades associadas à Santa Casa.

Além disso, como ontem (22) o atual presidente da Santa Casa, Herbert Buss, pediu desligamento da gestão, uma outra sugestão das (os) trabalhadoras (es) foi acatada: a colega Patrícia Ferreira da Silva foi nomeada como gestora interina.

Palavra do Sindisaúde-RS

O diretor sindical Júlio Duarte comenta: "Meses de luta, organização e trabalho política, com ato na frente das instituições da cidade, com presença junto ao Legislativo. É assim que se faz um trabalho consistente para a vitória. Quando trabalhadoras (es) resolvem se entregar à luta de fato, seu sindicato pode lutar, dar suporte e orientação e, ainda, fazer esse trabalho político nos locais em que temos entrada. Assim, conseguimos essa vitória para a categoria. Agora, o foco é que o hospital volte a ser sustentável, para que ninguém tenha medo de ficar sem receber seu salário ou perder emprego. E claro, para que todos lourencianos, além de gaúchos de outras 20 cidades atendidas pela Santa Casa, possam ter a tranquilidade de um bom serviço de saúde".

WhatsApp Image 2023-11-22 at 16.31.08 (2). WhatsApp Image 2023-11-22 at 16.31.09 (1). WhatsApp Image 2023-11-22 at 16.31.07. WhatsApp Image 2023-11-22 at 16.31.09. WhatsApp Image 2023-11-22 at 16.31.08. WhatsApp Image 2023-11-22 at 16.31.07 (1). WhatsApp Image 2023-11-22 at 16.31.08 (1). WhatsApp Image 2023-11-22 at 16.31.09 (3). WhatsApp Image 2023-11-22 at 16.31.10.